BIS - Banco de Imóveis de Sorocaba

Sorocaba

Sorocaba é uma cidade considerada modelo para o Brasil e América Latina em desenvolvimento, aliando crescimento econômico com qualidade de vida para sua  população, se destacando como sede de uma Região Metropolitana. A cada dia, a cidade está mais preparada para continuar à altura dos grandes desafios do séculos 21, com o fortalecimento da democracia participativa, o desenvolvimento sustentável, em busca de gerar novas oportunidades para seus cidadãos. 

Sorocaba vive um momento especial. Considerada referência no Brasil e em outros países em áreas como Educação e Meio Ambiente, a cidade está preparada para continuar à altura dos grandes desafios deste século 21, com o fortalecimento da democracia participativa, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

A "Sorocaba que queremos" é o melhor lugar para se viver. Imaginar o futuro é um exercício importante para estabelecermos as metas de curto e médio prazos. A participação democrática, a capacidade de articular parcerias e construir consensos, o clima de harmonia na sociedade e o ambiente de prosperidade que vive a cidade não devem deixar de lado nossa luta pelos desafios do presente e do futuro de Sorocaba.

Para promover maior sentimento de confiança no Poder Público e de cooperação entre os cidadãos, é necessário ampliar as possibilidades de participação do munícipe, tanto pelas novas mídias, como pelos instrumentos de controle social e pela transparência das ações e programas do Governo Municipal.

O compromisso em manter as conquistas históricas obtidas ao longo dos anos e que levaram Sorocaba ao atual patamar privilegiado, é fundamental. Entretanto, é imprescindível avançar mais com as mudanças indispensáveis para que tenhamos uma sociedade igualitária e com qualidade de vida.

Principais Diretrizes

Esta visão de futuro requer da Prefeitura a superação de desafios, que representam os focos prioritários, relevantes e de elevado potencial de impacto no desenvolvimento de Sorocaba:

  • Transformar a sociedade pela educação, cultura e esporte;
  • Viver mais e com saúde;
  • Promover o direito de morar dignamente e viver bem;
  • Desenvolver e diversificar a economia, e estimular a inovação;
  • Aumentar as possibilidades de realização profissional;
  • Reduzir a exclusão social e as desigualdades;
  • Assegurar os direitos fundamentais e fomentar a participação cidadã;
  • Promover e garantir a utilização sustentável dos recursos ambientais;
  • Ampliar e modernizar a infraestrutura e os serviços públicos;
  • Aumentar a segurança e a sensação de segurança;

 

A partir destas metas, a Prefeitura determinou cinco diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes. 

Inovação

A cidade que busca o futuro agindo no presente, com a aspiração de um ambiente socioeconômico desenvolvido, com forte empreendedorismo, elevada produtividade da economia, mais e melhores oportunidades de trabalho, educação e alto padrão de bem-estar da população. Ter uma economia competitiva, com forte base tecnológica, inclusiva e diversificada, que pressupõe infraestrutura adequada, incorporando novas formas de organização e inovação para fortalecer sua identidade e inserir Sorocaba cada vez mais nos mercados globais e na era da informação e do conhecimento.

Sustentabilidade

Promove o desenvolvimento ao longo do tempo, com novos modelos de financiamento e uso racional dos recursos, vislumbrando as gerações futuras. Incorpora e harmoniza as dimensões ambiental, política, econômica e social, proporcionando um ambiente seguro e confiável. 

Gestão Eficiente, Integrada e Ágil

Aperfeiçoamento constante do modelo de gestão pública para promover melhorias contínuas na organização dos processos de trabalho, de modo a prestar cada vez mais e melhores serviços aos cidadãos. Para isso, é necessária a busca de novas metodologias e práticas, ter avanços tecnológicos e maior integração entre as equipes de trabalho para fazer com que o Governo Municipal atue de forma integrada. 

Interação com a comunidade

Tendo como conceito que o Governo Municipal é parte da comunidade, o objetivo é a participação da sociedade no planejamento e execução das ações e programas da Prefeitura de Sorocaba. Antes considerados apenas destinatários das políticas públicas implementadas pela Administração Municipal, os cidadãos agora passam a ocupar também a posição de protagonistas no planejamento, formulação e no monitoramento de Políticas Públicas. 

Transparência, Moralidade e Impessoalidade

Mais do que preceitos constitucionais, a Prefeitura de Sorocaba deve administrar levando em conta o respeito ao cidadão. A responsabilidade em bem gerir os recursos públicos é fator para evitar deslizes e erros de conduta, otimizando o uso do Orçamento Municipal em benefício da população.

Deste modo, articulam-se quatro Eixos de Desenvolvimento das Políticas Públicas da cidade, conceitos fundamentais para a Administração Municipal fazer de Sorocaba uma cidade cada vez melhor: Cidade Humana e Educadora; Cidade Viva e Bonita; Cidade Moderna e de Oportunidades; e Cidade com Gestão Eficiente. 

Cidade Humana e Educadora

Uma Cidade Humana e Educadora incentiva a convivência entre seus cidadãos e os vínculos sociais. Cada vez mais Sorocaba se tornará uma cidade mais justa, fraterna e acolhedora, na qual todas as ações buscam o bem-estar da comunidade.

Com esta finalidade, a Prefeitura de Sorocaba promove o atendimento em todo serviço público com a máxima atenção, seja na saúde, assistência social, educação, habitação, segurança e oportunidades de trabalho e geração de renda.

Uma Cidade Humana e Educadora respeita as diferenças, garante mais qualidade de vida social e comunitária, melhora a convivência e o pronto atendimento das autoridades e agentes públicos para orientar ou solucionar com eficiência suas demandas.

Ela oferece serviços de saúde de qualidade e segurança às empresas e aos profissionais que a escolheram para viver com suas famílias.

As pessoas em situação de risco social são prontamente atendidas e orientadas pelos agentes dos programas sociais para que tenham o apoio necessário, em especial crianças e idosos

O trânsito e o sistema de transporte respeitam o pedestre e recebem melhorias para reduzir o tempo gasto das pessoas em deslocamentos, em favor de mais tempo para o convivo familiar, o estudo e o lazer.

Os meios de transportes alternativos, como as ciclovias, são valorizados. As calçadas e os equipamentos de uso coletivo, públicos e privados respeitam as regras de acessibilidade.

A área da Segurança atua para construir relações sociais de confiança, com integração à comunidade e demais forças de segurança, favorecendo medidas preventivas e repressão qualificada à violência.

Dentro dos princípios da Transparência Pública, a participação da comunidade é fortalecida, incentivando de forma permanente a prestação de contas e o atendimento às demandas pelo Poder Público.

Uma Cidade Educadora incentiva os moradores a aprender na cidade e com a cidade, transformando as áreas públicas em espaços educadores, tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento pleno dos habitantes.

Sorocaba é a coordenadora brasileira da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice), entidade que tem apoio da Unesco e conta, atualmente, com 456 cidades associadas, de 37 países de todos os continentes.

 

Imobiliárias